quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O papel do currículo escolar em uma sociedade democrática



Ao longo da história educacional podemos perceber que o currículo escolar precisa estar
adaptado à realidade onde ira se desenvolver, partindo desse pressuposto encontramos
diferentes teorias para diferentes momentos históricos da educação. O currículo baseado
na teoria tradicional estabelece uma educação voltada a métodos pré-estabelecidos, sendo
a economia do país o objetivo dessa educação, através da formação de indivíduos que
desenvolva determinada função na sociedade. Já o currículo baseado na teoria critica o
enforque da educação abre espaço para elaboração de pensamentos próprios, porém o
conteúdo do currículo escolar ainda estar voltado a teoria tradicional. Na teoria pós-critica
o currículo estabelece ações para uma sociedade com uma perspectiva democrática, onde o
dialogo faz parte da configuração de métodos e conteúdo presente no currículo.


Dependendo do currículo uma pessoa pode ser capaz de transformar o seu próprio mundo, é nesse sentindo que o currículo oculto funciona, orienta ações para um objetivo comum ou coletivo. Nesse sentindo, um dos principais objetivos do currículo oculto que se configura em nossa sociedade e a de desenvolver cidadãos aptos e críticos para a vida social.


Necessita superar a visão restrita do mundo e a compreender a complexa realidade,
ao mesmo tempo, resgatar a centralidade do homem na realidade e na produção do
conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, uma melhor compreensão da
realidade e do homem com um ser determinante e determinado. (Luck, 1995, P.60)

Ser Professor é no mínimo uma obrigação política. Não podemos aceitar uma população de
excluídos da educação e cultura. Nossa profissão só tem sentindo se despertar a consciência
social por meio do conhecimento e promover o exercício da razão como forma de libertação.
Marilena Chauí





Ao desenvolver a reflexão das ações propostas ao currículo escolar inserido em uma sociedade
democrática, entendemos que o conhecimento pode ser transmitido de maneiras diferentes,
sendo que o saber popular e os saberes científicos compreendidos mutualmente, podem gerar
uma nova reflexão, ampliado o conhecimento, dessa forma o currículo baseado no principio
de que nenhuma forma de conhecimento e em si mesma limitada, abre espaço ao dialogo no
sentindo de ampliar novas possibilidades em ações conscientes.


Dentro da perspectiva que revela as ações para o currículo atual temos a necessidade da transformação do individuo como sendo um ser que seja capaz de atuar na sociedade e além dessa atuação transformar o meio na qual convir. Em sua opinião qual é o papel do professor a partir dessas possibilidades que o currículo escolar nos revela.




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